quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Tenho inveja

Tenho inveja de dois nomes hoje que conseguiram unir retorno financeiro e idealismo. Um deles é o indiano C. K. Prahalad, autor do livro "Lucro na base da pirâmide". Ele ganha dinheiro como consultor e palestrante vendendo idéias inovadoras, como a de olhar para os miseráveis do mundo e aprender a lucrar com os poucos centavos que eles dispõem.

O outro é o americano Kevin Roberts, da agência Saatchi & Saatchi, autor do livro "Lovemarks". Ele vislumbrou que o consumidor do século 21 é mais emotivo e menos capitalista. E que ele quer uma relação quase 'afetiva' com as empresas. Por isso, toda a publicidade deve estar calcada num compromisso de relacionamento, e tudo o que isso pressupõe. É o que ele chama de Economia da Atração. “Não fazemos mais marketing e sim conectividade. A partir de agora estamos lidando com gente e não com consumidores”, disse ele na semana passada, durante sua passagem pelo Brasil. Isso pressupõe comunidades de marca na web, retorno às ligações feitas no SAC da empresa, e etc etc etc.

Se eles são picaretas, eu não sei. Mas prefiro um picareta idealista, que promove o 'altruísmo' ainda que de modo egoísta, a esses picaretas que já conhecemos de trás pra frente.

Nenhum comentário: