sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Amores que nos movem


- mas João, o que exatamente vc gosta na Sofia?

- Ah, mamãe, do "charli" dela, da beleza, das habilidades da Sofia.

Deduzi que o "charli" em questão definido pelo meu filho João, de seis anos, era algo como "charme". Sofia é uma doce gatinha de seis anos, que estuda com João desde seus dois aninhos. Ele gosta dela e ponto. Tentava verbalizar através de expressões que nem ele entende direito.

- Ontem eu fiz uma palhaçada e a Sofia riu de mim. Entreguei uma cartinha pra ela com um desenho em que escrevi 'Sofia, eu te amo'.

Sofia definirá o futuro do João depois do jardim de infância. Ela vai para uma escola fundamental e João já deixou claro que é pra lá que ele vai também. Claro, é uma ótima escola, e por isso provavelmente ele vai. Mas seu interesse por Sofia foi o peso 'minerva' na decisão.

Amores nos movem. Ou talvez, paixões. Talvez elas nem se concretizem, nem se realizem. Mas o que elas nos despertam nos levam a fazer escolhas, a definir nossos destinos. Num documentário com Joseph Campbell, autor de tantos livros sobre arquétipos e mitos humanos, ele dizia que nosso caminho é seguir a jornada do herói. "E se vc aconselhasse alguém na vida a fazer as coisas certas, o que vc diria?" "Siga o coração".

João está seguindo o dele.

3 comentários:

Neural disse...

Como é bonito ver a doce inocência antes de ser pisoteada pelas botas lamacentas da vida. Joãozinho, o charli da Sofia já fincou ganchos no seu coração, agora é só esperar ela perceber e começar a puxar!

anteNando disse...

Adorei o post. Valeu.

André Palhano disse...

Ducá mesmo o post Carlita! Ducá!!!